Inicialmente concebida como suporte às atividades educacionais e religiosas dos estudantes seminaristas que viviam no Seminário da Floresta, a Biblioteca criada em 1945 conta com um dos mais importantes acervos bibliográficos da região, incluindo obras raras e originais que datam desde o século XVI.
Entre os anos 2007 e 2008, o espaço físico passou por uma grande obra de ampliação e modernização dando-lhe a forma que encontramos hoje. São quatro andares. No primeiro andar temos o Salão para estudos individuais e atendimento à pesquisa. Já no segundo andar temos o Salão de Eventos e Palestras. Os terceiro e quarto andares são destinados ao acervo. Sendo que no último, encontram-se as obras raras e arquivo da Congregação Redentorista. O acesso aos dois primeiros andares é livre, no entanto, no terceiro e quarto andares as visitas são agendadas e orientadas. A Biblioteca também possui um elevador para o acesso de pessoas com dificuldades de mobilidade, o que facilita o acesso ao segundo andar.
Com mais de 80 mil livros e 7 mil periódicos, atendemos a pesquisa nas diversas áreas do conhecimento das ciências humanas como: História, Filosofia, Artes, Ciência da Religião, Psicologia, Teologia, Literatura; entre outros gêneros. A Biblioteca atende aos estudantes de 1º e 2º graus, universitários, pesquisadores e todos aqueles que se interessam pela cultura e pela leitura. Do acervo destaca-se nossa obra mais rara, datada do ano de 1542. Dos séculos XVI e XVII temos aproximadamente 120 obras em bom estado de conservação. É grande o número de obras entre os séculos XVIII e XIX. Todas encontram-se num espaço reservado e climatizado para maior conservação.
Hoje, diante de uma nova perspectiva acadêmica e cultural, queremos acolher a todos. Funcionamos não apenas para o estudo e pesquisa. Temos como objetivo uma programação diversificada, visando o incentivo para o conhecimento da Biblioteca, com encontros temáticos, apresentações musicais e artísticas e outros eventos que são realizados. Caso ainda não conheça este espaço, faça-nos uma visita, podendo fazer um mergulho no mundo dos livros, onde cada livro é uma história viva.